Planejamento de carreira: entenda o que é e porque fazer

Saber dar os passos certos para chegar a um cargo de liderança exige organização e estratégia. Por isso, um bom planejamento de carreira pode te ajudar a alcançar seus objetivos de maneira eficaz e metódica.

Se você já está em um cargo de gestão mas ainda encontra dificuldades para lidar com sua equipe e extrair os melhores resultados dela, conheça as vantagens de planejar sua carreira para superar esses obstáculos.

Desafios como criar legitimidade como líder, aumentar as vendas e conciliar os compromissos pessoais e profissionais, são bastante recorrentes. As dicas a seguir vão te ajudar a solucionar esse problemas. Confira!

Afinal, o que é planejamento de carreira?

Todo objetivo possui um caminho a ser trilhado para ser alcançado. Nem sempre é fácil se ater aos passos necessários para chegar aonde quer e é por essa razão que o planejamento de carreira se torna uma ferramenta essencial de apoio.

Para planejar é necessário tirar sua preocupações e ambições da cabeça e documentá-las. Você pode criar planilhas, organogramas ou mesmo escrever objetivos em tópicos que te ajudem a ter maior clareza. Desenvolva da forma que melhor te atender.

Alguns princípios básicos do planejamento de carreira são:

  • documente aquilo que quer e o que precisa fazer para chegar lá;

  • divida seus objetivos em etapas, defina prazos e metas para cumpri-las;

  • estipule prazos realistas para evitar frustrações desnecessárias;

  • sem compromisso, não há resultado. Seja aplicado!

Por que devo planejar minha carreira?

O dia a dia de um gestor costuma ser extremamente atribulado, e se não tiver cuidado, pode ver seu rendimento e de sua equipe cair em meio a tantas tarefas.

O acúmulo de compromissos também pode afetar sua vida pessoal seja pelo estresse e falta de tempo. Mais uma vez, o planejamento de carreira entra como diferencial para resolver esses entraves.

Saber diferenciar as próprias responsabilidades daqueles que estão sob sua gerência é uma das metas que devem entrar em seus planos.

Um bom líder sabe delegar tarefas e identificar quais delas pode ser mais bem executadas por seus membros. Tenha claro qual o seu papel e ficará mais fácil para os demais compreendem suas funções.

Esteja à frente: atualize-se!

Profissionais dos mais diversos níveis tem buscado se aprimorar e melhorar seus currículos. Como gestor, é essencial que você inspire confiança com os seus conhecimentos e a forma como são aplicados. Por isso, não se acomode e busque se atualizar por meio de especializações na sua área.

Planejar sua carreira te ajudará a encontrar o tempo e os recursos necessários para conciliar trabalho e estudos. Você deverá incluir planejamento financeiro, pesquisa sobre os cursos disponíveis e o tempo estimado para alcançar esse objetivo. Organize-se!

Planejar para valorizar

É importante cobrar-se e avaliar se os passos determinados estão sendo cumpridos. Porém, refletir sobre as ações é tão importante quanto.

Existem alguns direcionamentos que podem te ajudar a encontrar o meio termo entre a cobrança e reconhecimento do trabalho bem executado. Alguns deles são:

  • faça revisões periódicas do seu planejamento de carreira;

  • confira o que já foi cumprido e o que ainda merece sua atenção;

  • reconheça o sucesso obtido nas tarefas da sua equipe;

  • valorize-se e celebre os bons resultados junto de seus colaboradores.

Todo profissional quer reconhecimento, por isso, é essencial que você saiba valorizar o trabalho em conjunto. Assim, o ambiente de trabalho torna-se mais saudável e produtivo e ao final, você, sua equipe e a empresa sairão fortalecidos dessa experiência.

Se ficou mais claro para você como ter uma vida profissional mais assertiva e organizada por meio de um bom planejamento de carreira, não deixe de compartilhar nosso artigo nas redes sociais!