Grandes líderes da história para você se espelhar

Inspiração é sempre muito bem-vinda. Ela nos ajuda levantar da cama e fazer o nosso melhor, ainda que nos faltem forças para isso algumas vezes. Conhecer grandes líderes da história e suas trajetórias ajuda a perceber como nós podemos nos tornar fortes!

Selecionamos para você alguns nomes que se destacaram através do tempo por sua coragem, por seus ideais e que conseguiram deixar a sua marca no mundo, tornando-o um lugar melhor. Continue lendo e descubra quem são eles!

1. Nelson Mandela

Carinhosamente chamado pelos seus amigos e povo de Madiba, Mandela era um grande líder. Mandela foi quem mais lutou contra o movimento do Apartheid. Naquela época, como o governo estava nas mãos da minoria branca, Nelson Mandela foi considerado um terrorista e ficou preso por quase 30 anos.

Após isso, ele se tornou o 1º presidente negro da África do Sul. Apesar de todos imaginarem que, agora por estar no poder, o líder iria se "vingar", restringindo os direitos dos brancos, Mandela fez o que ninguém imaginaria: minimizou essa rivalidade e deu a todos, brancos e negros, direitos iguais.

2. Mahatma Gandhi

Por muitos anos, a Índia se manteve como uma colônia da Inglaterra. Entretanto, devido à luta de Gandhi, ela tornou-se independente.

Após se formar em direito, Mahatma Gandhi foi trabalhar em uma firma na África do Sul e a partir daí começou a lutar pelos direitos dos hindus que lá moravam. Retornou para Índia em 1915 já com 45 anos de idade, sendo recebido como herói por seu trabalho nas terras africanas.

Gandhi começou a ganhar destaque mundial quando começou a enfrentar o governo britânico e a buscar pela libertação de seu povo, no intuito de tornar a Índia independente. Em 15 de agosto de 1947, ele alcançou seu propósito sem que houvesse um combate bélico entre os países. 

3. Martin Luther King

Formado em teologia e com doutorado em filosofia, Martin Luther King começou as suas atividades como pastor em 1954. Se envolveu diretamente com o incidente no qual Rosa Parks, uma negra, se recusou a dar o seu lugar a um branco dentro do ônibus.

A partir de então ele começou a lutar ativamente pelos Direitos Civis dos negros que existia nos EUA. King tomou como exemplo um outro líder, Mahatma Gandhi, e pedia o fim da segregação racial por meio de palavras e movimentos pacifistas. Em 1963, 200.000 pessoas marcharam ao seu lado e com essa passeata foi declarada a Lei dos Direitos Civis e a Lei do Direito de Voto.

4. Jesus Cristo

Jesus Cristo foi um líder religioso que, segundo a história, foi perseguido desde o seu nascimento pelo rei, já que ele era considerado por muitos o Messias que estavam aguardando.

Na sua infância, um fato que ficou marcado foi quando seus pais o encontraram discutindo teologia com grandes sábios da época com apenas 12 anos de idade.

Já com 30 anos, Jesus começou a oratória em público, falando sobre religião e interferindo nas vendas de mercadores que montavam as suas barracas na frente do templo. Ele começou a ganhar as multidões com as suas palavras de amor e fé e suas doutrinas são seguidas até os dias de hoje. 

Gostou de saber um pouco mais sobre esses grandes líderes da história? Agora que você já está inspirado veja também como a inteligência emocional pode te ajudar a ser um grande líder!