Conheça 4 erros comuns de líderes inexperientes

Aceitar um novo desafio profissional, voltado a assumir um cargo de liderança, costuma suscitar um turbilhão de sentimentos controversos. Aliada à felicidade da promoção, que deve certamente ser celebrada, está a insegurança de cometer os mesmos erros de líderes inexperientes — geralmente bastante característicos, ainda que incômodos, aos novatos na posição.

Neste post, você saberá um pouco mais sobre as responsabilidades da liderança e sobre os equívocos mais comuns aos novos líderes. Aproveite para avaliar sua rotina no trabalho e certifique-se de evitar erros desnecessários, tornando-se um profissional cada vez mais estimado por subordinados, pares e superiores. Vamos lá?

A função de liderança e os riscos da inexperiência

Afinal, o que é ser líder? Trata-se, de forma geral, de assumir uma posição de referência, acumulando a responsabilidade de orientar a equipe e de potencializar os resultados da área gerenciada. Um líder é, antes de qualquer outra coisa, um profissional-modelo, alguém a quem os liderados podem recorrer e em quem devem se inspirar.

A função de liderança exige confiança, empenho e disponibilidade do profissional à frente de seu time. Não é indicado confundi-la, porém, com uma atividade puramente analítica: ser líder é colocar a mão na massa. Como já dizia Donald McGannon, pioneiro norte-americano da indústria televisiva, “liderança é ação, e não posição”.

Aos novos líderes, desponta o temor da inépcia diante dos desafios inerentes à função: a inexperiência pode sim favorecer equívocos e erros na gestão de projetos e pessoas. Para enfrentar a insegurança e livrar-se da inércia do medo, cabe buscar qualificação e aprimoramento adequados. Esteja preparado para o novo desafio!

Os erros mais comuns aos líderes inexperientes

Um bom líder mantém vivo e ativo o seu desejo de desenvolver novas habilidades e competências. Uma postura disponível, humilde e centrada permitirá que a recorrência de erros seja atenuada, além de possibilitar que, ao cometer equívocos, o líder seja capaz de corrigi-lo de forma mais ágil e eficaz. Dentre os erros mais comuns aos líderes inexperientes, destacam-se:

1. Amedrontar-se diante da mudança

Uma função de liderança pressupõe que há confiança e expectativa em seu trabalho. É chegada a hora de demonstrar todo o seu potencial àqueles que te proporcionaram a oportunidade de se tornar um líder.

Não permita que as incertezas sobre as responsabilidades do cargo te paralisem, tornando-o um arcaico profissional avesso à mudança.

2. Permitir que o poder suprima a colaboração

Uma posição de liderança carrega consigo um certo poder, é claro. Mas não se esqueça nunca de que o líder é muito mais facilitador, um guia e uma referência do que uma figura inacessível que apenas dá ordens aos subordinados, cobrando-os resultados de forma fria e autoritária.

A abertura para colaborar e orientar é característica essencial aos bons líderes e deve ser nutrida dia a dia com cada membro da equipe.

3. Ignorar os subordinados e não prover feedbacks

Como já foi mencionado, o líder é responsável por conduzir seu time rumo aos resultados esperados. Para assegurar o desempenho individual e coletivo, portanto, é fundamental que o líder se dedique a dar feedbacks aos membros de sua equipe, congratulando-os pelas conquistas e apontando individualmente os possíveis pontos de melhora.

Jamais ignore a performance de quem está abaixo de você — em vez disso, esforce-se para contribuir com o crescimento profissional daqueles que estão ao seu redor.

4. Eximir-se da responsabilidade

Enquanto líder, você é diretamente responsável pelos resultados da sua equipe. É um grande equívoco buscar atribuir a “culpa” de um insucesso a outra pessoa.

No lugar de procurar bodes expiatórios ou perder tempo demais se lamentando pela falha, escolha partir para a ação: avalie o que deu errado e certifique-se de não voltar a cometer o mesmo erro. Aprenda com o incidente e melhore sua operação e sua gestão.

Os erros de líderes inexperientes são bastante recorrentes, mas você não deve permitir que o medo de cometê-los te impeça de progredir na carreira. Boa sorte na sua função!

Você já teve uma experiência marcante ao assumir uma posição de liderança? Deixe seu comentário no post e divida conosco a sua história!