Coach profissional realmente funciona?

Muitos profissionais de diferentes carreiras já ouviram falar de Coach profissional. Contudo, a maneira como o coaching acontece na prática é um tanto controversa.

O surgimento de muitas empresas e consultorias neste ramo, de qualidade um tanto duvidosa, tem agravado esse quadro de desinformação.

Você já pensou em contratar um serviço de Coach profissional ou conhece muito pouco sobre o tema? Acompanhe aqui o que faz um Coach, quais as vantagens de se valer desse recurso e quais são suas reais atribuições.        

Conheça a fundo o que faz um Coach profissional

Em uma consulta rápida aos serviços de Coach disponíveis no mercado, encontramos um variado cardápio de opções e tipos de "aconselhamento profissional".

Mas, o que de fato faz um Coach profissional? Quais suas atribuições?

Em linhas gerais, o trabalho de um Coach se inicia pela temática a ser tratada. Ou seja, se serão trabalhadas questões sobre carreira, vida pessoal, algum ramo específico de atuação como a área esportiva etc.                  

Em se tratando de carreira, as questões mais recorrentes são: gestão do tempo, liderança no mundo corporativo, como gerir pessoas, entre outras pautas.

Delimitado o campo de atuação, é chegado o momento de elaborar um plano de ações. Isso consiste, basicamente, em mapear os pontos críticos de sucesso para se chegar ao objetivo pretendido e também de elencar as circunstâncias que favorecem o cumprimento das metas traçadas.

Não confunda as atribuições de um Coach

É muito comum ouvirmos alguns equívocos de pessoas não introduzidas ao que consiste o trabalho de um Coach profissional.

O ponto de maior confusão está em atribuir matérias tratadas por um terapeuta a um Coach.

No hall de encaminhamentos inadequados para um serviço de Coach, temos pessoas enfrentando problemas profissionais ligados a algum comportamento compulsivo, que passa pelo consumo de drogas ou por distúrbios alimentares.

Questões que atrapalham não só a carreira, mas a vida de qualquer pessoa e que devem ser tratados por um profissional de saúde mental.  

Entenda a efetividade de um serviço personalizado             

Um ponto estratégico do serviço, é o tratamento individualizado que um profissional com boa formação pode e deve oferecer.

Não se trata, portanto, de mágica para se obter sucesso em sua carreira — vendida para os mais variados perfis de profissionais. Além dos livros, que abordam questões sensíveis ao mundo corporativo.

O Coach profissional tem a preocupação de entender, em detalhes, pontos como:

  • qual momento você está em sua carreira?

  • de que maneira a configuração de sua privada pode influenciar seu progresso profissional?

  • quais os melhores percursos a serem percorridos no contexto de sua atual ocupação?

Em reuniões semanais, de mais ou menos 1 hora, as respostas a essas e outras perguntas vão sendo sistematicamente organizadas até se chegar a um diagnóstico, que como já dito, é totalmente individualizado.                                   

Dar novos rumos a uma carreira e alçar novos voos, muitas vezes, é algo difícil de alcançar sozinho. O Coach profissional serve exatamente a esse objetivo. No entanto, entender a fundo como funciona este serviço é fundamental. Contribui para se chegar ao serviço reconhecidamente de qualidade.          

Continue a receber mais conteúdo exclusivo sobre carreira e coching assinando a nossa newsletter!