4 motivos para buscar um coaching de carreira

Quantos de nós trabalhamos meses a fio sem cultivar uma ambição concreta de alçar voos maiores em nossas carreiras? Afinal, o cotidiano de nossas ocupações inviabiliza muitos de nossos projetos pessoais e profissionais ao nos privar de tempo para pensar em questões importantes.

O Coaching de carreira vem tratar justamente desses pontos, dando atenção ao planejamento de carreira, como se tornar um líder em sua organização, quais caminhos percorrer para se tornar um profissional de sucesso, entre outros aspectos.

Quer saber mais sobre como funciona o trabalho do Coach de carreira? Não deixe de acompanhar este artigo com 4 motivos para buscar o trabalho desse profissional!  

1. Formação específica para prestar a melhor orientação

O Coaching de carreira é uma espécie de orientação profissional dirigida a quem deseja planejar seu futuro profissional segundo metas e objetivos específicos. Assim, o Coach é o profissional com a formação necessária para conduzir esse processo.

É importante ressaltar que não se trata de um psicólogo ou profissional com formação similar. O Coach passa por uma capacitação específica para desempenhar esse trabalho e as metodologias empregadas são baseadas em experiências de sucesso no mundo corporativo. Outro ponto é conhecer a formação e histórico profissional do Coach.

2. Criação de um plano de ação para alcançar seus objetivos

Os primeiros encontros entre o Coach e o seu cliente são dedicados a discutir qual posição a pessoa almeja alcançar na carreira. A partir disso, é estruturado um plano de ação que fará uma previsão dos recursos e atributos que a pessoa deve mobilizar com o intuito de alcançar seus objetivos.

Na execução do plano de ações a pessoa tem todos seus passos acompanhados pelo Coach. Isso se dá por meio de constantes reuniões de feedback para ajustar alguns pontos e até mesmo para a construção de um entendimento em relação ao quanto sua vida privada pode influenciar em seu sucesso profissional.

3. Melhor preparo para exercer posições de liderança

É muito comum a busca do serviço de Coaching por parte de profissionais que tenham acabado de ascender a cargos de liderança em suas empresas. Nada mais natural tendo em vista os desafios de ligados ao exercício de uma boa liderança.

De fato, o que essas pessoas procuram é a melhor forma de construir uma imagem positiva frente aos seus liderados e chefes imediatos. Ao mesmo tempo, esses profissionais buscam maior engajamento das equipes com o intuito de entregar melhores resultados.

Nesse sentido, o processo de Coaching contribuirá para que o profissional desenvolva as competências e habilidades que se espera de um líder. Para tanto, o Coach demonstrará de que maneira você terá acesso:

  • à melhor forma de delegar tarefas visando a otimização de resultados;
  • ao desenvolvimento de diferentes abordagens frente aos colaboradores, tendo em vista a subjetividade do processo de desenvolvimento pessoal de cada pessoa sob seu comando;
  • à maneira mais interessante de apresentar os resultados trazidos pelas atividades sob sua responsabilidade;

Todas essas questões são trabalhadas sempre de forma contextualizada em relação à cultura organizacional na qual você está inserido. Ou seja, existe a preocupação de não incorrer no erro de uma orientação genérica demais que não vá atender às suas necessidades.

4. Planejamento adequado para atingir o sucesso

Aonde você quer estar daqui dez anos? É uma pergunta comumente feita por Coaches de carreira e que poucos profissionais sabem responder. Nesse sentido, o planejamento é uma questão chave para quem quer obter sucesso profissional.

Dessa maneira, o processo de Coaching vai te ajudar a dar passos mais consistentes segundo seus objetivos. Com o auxílio do Coach, cada movimento importante em sua carreira terá uma razão de ser. Isso é muito diferente da situação de se trabalhar anos em uma mesma ocupação sem saber aonde se quer chegar, algo que gera desmotivação e inseguranças em relação ao futuro.

Alcançar objetivos sem o apoio adequado pode ser um processo cheio de dificuldades, representando muito mais tempo para se atingir resultados. Ao pensar em desenvolvimento profissional, portanto, não convém abrir mão do auxílio de um Coach de carreira. As experiências de muitos profissionais que ocupam posições de destaque em grandes corporações estão aí para provar isso.

Quer receber mais conteúdos sobre Coaching de carreira e outros assuntos? Não deixe de assinar a nossa newsletter!