4 maneiras de aprimorar suas habilidades de gestão de equipe

Atrás dos excelentes resultados de uma organização sempre existe um boa equipe. Quando a empresa não vai bem, provavelmente o time não está em bom estado de funcionamento. Por isso a importância de fazer uma gestão de equipe de foram eficiente.

Mas como fazer isso? Acompanhe este texto e conheça 4 maneiras de aprimorar as suas habilidade de gestão de equipe. Confira!

1. Esteja disponível para escutar

A gestão de equipe que tem apenas um fluxo que parte do líder em direção à equipe tem grandes chances de fracassar. É preciso deixar esse fluxo em duas vias. Sendo assim, tornar-se mais disponível para escutar os colaboradores é um caminho promissor para uma boa gestão.

Então, ofereça-se para ouvir mais. Sempre que repassar uma tarefa, pergunte os colaboradores se restou alguma dúvida.

Também é importante se manter aberto para escutar colegas, superiores, acionistas e até mesmo os concorrentes. Quanto mais você está disposto a ouvir, mais informações podem ser úteis para melhorar a sua gestão de equipe.

2. Saiba delegar tarefas

Muitos gerentes não acertam na execução de projetos porque simplesmente não conseguiram enxergar a natureza da tarefa e repassar da forma correta à equipe. Para fugir desse erro, em primeiro lugar, identifique o perfil de cada tarefa. Ou seja, se atividades são mais administrativas, práticas ou organizacionais. Em seguida, procure o funcionário ideal ou a equipe adequada para aquela atividade.

Também é importante fazer a delegação da tarefa pessoalmente, evitando ao máximo fazer por simples envio de e-mail. Dessa foram, você entrega ao colaborador mais detalhes da tarefa e ameniza eventuais erros de interpretação da tarefa.

3. Fomente o conhecimento integrado

Equipes recém-formadas enfrentam a dificuldade de sintonia entres os membros. Isso acontece porque as pessoas recrutadas não conhecem seus novos colegas. E aí está o dever do líder dessa equipe recém-formada: ajudar os integrantes a se conhecerem.

Apresente os membros entre si. Convide-os para elaborar a missão da equipe, em conjunto. Isso auxilia no processo de compreensão compartilhada dos objetivos. Dessa maneira, a equipe vai trabalhar mais unida e os bons resultados surgem imediatamente.

4. Incentive a capacidade crítica

O espírito crítico deve ser estimulado nas equipes de trabalho. Afinal, colaboradores mais críticos conseguem melhorar seu desempenho e tornam-se mais criativos. É importante que o gestor saiba incentivar essa capacidade. Isso pode ser feito ao sugerir questionamentos sobre as premissas de cada ideia apresentada e promover a associação dessas.

Também é essencial que o líder da equipe não adote regras rígidas demais. É mais recomendável deixar a discussão fluir livremente. Desta maneira, vai ser notória a expansão da comunicação e a inovação da equipe.

Essas foram algumas maneiras de desenvolver habilidades de gestão de equipe. Neste processo é interessante contar com a orientação de um Coach Profissional. Ele tem conhecimento atualizado e articulado para desenvolver as habilidades e as capacidades mais importante para o contexto do trabalho.

E aí, quais são as dificuldades que você geralmente enfrenta para fazer a gestão da equipe? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!